Região, País
Serra da Estrela e Beira Baixa, Portugal
Uso local da terra
Mosaico agrossilvopastoril
Tipo de solo
Cambissolos Húmicos
Zona ambiental
Norte do Mediterrâneo
Companheiro
Universidade de Coimbra
Estudo de Caso Lynx Land
Floresta de carvalho-negral (sobretudo no Sabugal), floresta e agro-silvicultura de azinheiras e sobreiros, mosaicos agrosilvopastoris – paisagem de bocage (sobretudo no Sabugal), matos mediterrânicos (medronheiro); floresta de eucaliptos (sobretudo em Penamacor), pinhais, pomares de castanheiros (sobretudo no Sabugal); olivais tradicionais.
Objetivos
Avaliar o regime de gestao do fogo em dois tipos diferentes de florestas, utilizando áreas de controle com e “sem gestao”.
Foco Local
Pretendemos avaliar dois tipos de floresta diferentes, nomeadamente uma floresta autóctone composta por carvalho (Quercus pyrenaica) e uma plantada composta por pinheiro (Pinus pinaster) e dois tipos de gestão (Agrofloresta com Gado e regime Silvicultura tradicional), contrastados com o mesmo contexto. mas sem gestão. Num cenário ideal, poderíamos usar a idade como um factor com stans jovens vs maduros (x2 = 24 locais de amostra) amostrados uma vez (durante 2024). Se não for possível, usaremos um povoamento maduro (12 locais de amostragem) com 2 réplicas temporais (épocas de amostragem de 2024 e 2026)